segunda-feira, dezembro 13, 2010

Papo Nerd ! õ/ [2]

Olá meros mortais,
Todos sabemos que o cuidado que temos que ter para que a dengue não se plorifere é imenso, pois é uma doença que sem dúvida mata. Agora o cuidado vai ser dobrado por que o Aedes aegypti pode transmitir mais um vírus fora o da dengue.
Então sem pneus vazios e nem garrafas abertas, vamos unir forças e expulsar esse mosquito infeliz daqui de uma vez por todas ;D.

Um dos mosquitos mais infernalmente chatos agora transmite outro vírus!

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (8/11) o início da vigilância e do controle no Brasil da febre de chikungunya(chikun oq o.õ?). A doença é causada por vírus, que assim como a dengue, é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Segundo o governo, nos meses de agosto, outubro e setembro, os primeiros três casos da doença foram registrados no Brasil. Dois em São Paulo e um no Rio de Janeiro, todos em pacientes que foram infectados em países da Ásia (Índia e Indonésia).
De acordo com o governo, após identificados os casos no Brasil, foram tomadas medidas de prevenção e combate ao mosquito da dengue. Segundo o coordenador do Ministério da Saúde, a vigilância foi intensificada e estão sendo fornecidas informações às sociedades médicas e à rede pública de saúde. Essas ações de combate utilizam a estrutura de controle da dengue que já existe no país.
A chikungunya(saúde! u-u)é caracterizada, principalmente, pelas dores nas articulações, que podem chegar a um grau crônico, em que esse sintoma permanece por mais de 6 meses. Em uma das línguas oficiais da Tanzânia, o nome da doença quer dizer “aqueles que se dobram”.
Foram registrados surtos da doença, em 2004, no sudeste asiático e, em 2006, na Índia, onde foram infectadas 1,3 milhão de pessoas, sem nenhuma morte registrada. O vírus que causa a chikungunya(parece nome de jogador de futebol) tem período de incubação de 3 a 7 dias.
Cinco dias após o início dos sintomas não há mais possibilidade de transmissão da doença para o mosquito. O tratamento é similar ao da dengue, com o uso de paracetamol, antiinflamatórios e até corticoides. O Ministério da Saúde aconselha a quem for viajar para África e sudeste da Ásia adotar medidas de prevenção, como uso de repelentes e mosquiteiros.

A reportagem...


Um comentário: