quarta-feira, abril 13, 2011

Recruta Zero




Olá pessoas!

Hoje vamos viajar na máquina do tempo e rever um desenho muito divertido, chamado Recruta Zero.  Eu me lembro que nos anos 90 eu assistia a reprise da reprise reprisada e achava fantástico, quando soava a trombeta na TV eu sabia que era o começo de mais um episódio de Recruta Zero.


O Início

O Recruta Zero, originalmente chamado de Beetle Bailey, é criação do desenhista Mort Walker. Embora tenha se consagrado como soldado, Recruta Zero nasceu como um estudante universitário (aluno da Universidade Rockview), que já aparecia em seus primórdios com os olhos cobertos por um chapéu e as histórias satirizavam a vida no campus.
Com guerra explodindo na Coréia o jovem universitário "se alistou" no exército, e o ambiente estudantil deu lugar ao Quartel Swampy. Walker queria aproveitar a onda de nacionalismo gerada pela guerra, no que obteve sucesso estrondoso: cerca de 100 jornais americanos compraram os direitos de divulgação do Recruta Zero; muitos deles exibem religiosamente as tiras até o presente.
As dificuldades com professores foram substituídas pelo rigor do quartel e novos personagens nasceram.

No Brasil, a tirinha é editada em vários jornais. Dentre eles: O Estado de S. Paulo (que edita a tirinha desde 1991), O Globo, Zero Hora, A Tarde, O Estado de Minas, A Gazeta (Vitória - ES), Diário de Pernambuco, Jornal de Brasília e Diário do Nordeste. Também é editada em livros de bolso pela Editora L&PM, de Porto Alegre.
Na revista houve muitas adaptações para o público brasileiro, feitas por artistas brasileiros, como os jornais "Folha Oficial" e "Jornal do Batalhão", o primeiro, órgão oficial do quartel e o segundo um jornal feito pelos soldados com o slogan "a verdade, doa a quem doer", sempre com muita ironia sobre os acontecimentos do quartel. Foi relançado pela editora Saber, em edições com formato diferente da publicações da Globo e depois pela Opera Grafica.


Duas adaptações de destaque, em edições especiais da revista, foram:
→A sátira à telenovela Roque Santeiro (Roque Swampeiro), onde os personagens da novela eram interpretados pelos personagens da revista, com a personagem Mocinha sendo interpretada por ninguém menos que o Tenente Escovinha, e a viúva Porcina era interpretada pelo cozinheiro Cuca.
A sátira ao Rock in Rio I (Rock In Swampy), festival de música que ocorreu no  Rio de Janeiro em 1985. Novos oficiais, meio hippies, chegam ao quartel Swampy em substituição aos existentes, que são internados num sanatório. Após tentativas de melhorar o relacionamento com os praças, tais como alojamentos mistos (que não funciona pois levam para lá hippies e punks e os soldados reclamam que as hippies "não tomam banho" e as punks "cospem o tempo todo") e comida vegetariana, resolvem fazer um festival de rock.

O desenho animado de Recruta Zero foi exibido no Brasil inicialmente pela emissora SBT durante os anos 80 e posteriormente pela TV Record e no Boomerang (Esse canal só passava desenhos antigos, antes de virar mais um canal no estilo Disney Channel, eu adorava as reprises destes desenhos *-----*), entre 2004 e 2007, onde era exibido diariamente às 4:30hs da manhã.

Personagens

***Zero (Beetle Bailey)***
Preguiçoso, indolente, está sempre armando formas de fugir do trabalho. Está sempre com boné ou capacete cobrindo os olhos.

***Sargento Tainha (Sgt. Orville Snorkel)***
Um brutamontes sem jeito com as mulheres, guloso e solitário e que sempre age de forma hostil com seus soldados.


***Oto (Otto)***
Trata-se do cachorro do Sargento Tainha (Sgt. Orville Snorkel). Originalmente, Mort Walker retratou o cãozinho como um cachorro comum, para depois desenhá-lo com o mesmo uniforme de seu dono, além de ter a mesma cara.

***Platão (Plato)***
É o intelectual da trupe. Sempre fazendo citações de livros e falando como se estivesse apresentando uma tese de doutorado, é um dos amigos do Zero.

***Dentinho (Zero)***
O oposto do Platão. Dentinho é um personagem, digamos, limitado intelectualmente, e seu nome é uma ironia a dois de seus dentes crescidos.

***Cosme (Cosmo)***
É o viciado em jogatina. Nunca perdeu uma partida sequer de pôquer para o Zero; Faz um comércio informal em seu "cantinho do Cosme", onde vende de tudo; este personagem foi quase esquecido nos anos 80.

***Roque (Rocky)***
É o revoltado. Vai contra as instituições, é escritor e administra o jornal clandestino do quartel, se mobiliza por qualquer causa atual.

***Quindim (Killer)***
Faz as vezes de mulherengo e galanteador dentro do quartel Swampy. Nem sempre tem sucesso (em geral, uma em cada cinqüenta de suas cantadas dá certo), é o principal amigo de Zero.

***Cuca (Cookie)***
É o cozinheiro do quartel Swampy, reputado por sua incrível capacidade de tirar o apetite de todos com suas "iguarias". Inicialmente retratado com um quepe de caserna, ganhou um chapéu de mestre-cuca, para facilitar a identificação. Sempre trabalha fumando (em 1989, o personagem aboliu de vez o hábito de fumar).

***Tenente Escovinha (Lieutenant Fuzz)***
Trata-se de um oficial caprichoso e imaturo, sempre reclamando que nunca é promovido. Eterno puxa-saco do General Dureza, constantemente tem chiliques infantis e vive implicando com o jeito grosseirão do Sgto. Tainha.

***Tenente Mironga (Lieutenant Flap)***
Embora não apareça com freqüência nas tiras, leva a honra de ser o primeiro personagem negro a ser retratado em quadrinhos norte-americanos, em 1970, sua marca registrada é o eterno cablo Black Power.

***Capitão Durindana (Captain Scabbard)***
É um sujeito tímido e de raros melindres, sempre disposto a ouvir as reclamações dos subordinados, em especial do Zero e de outros soldados rasos.

***General Dureza (General Amos Halftrack)***
É a inépcia em pessoa. Pensa mais no golfe que na administração do quartel. Como se não bastasse, tem problemas de alcoolismo (toma muitos Martinis) e obedece cegamente à mulher, Martha. Vive com esperenças de receber uma carta do Pentágono.

***Martha (Martha Halftrack)***
Esposa megera do General Dureza.

***Major Batalha ou Peroba (Major Greenbrass)***
Companheiro inseparável do General Dureza no golfe e no Clube dos Oficiais, onde ambos batem ponto após o expediente para beber.

***Srta. Tetê (Miss Buxley)***
É a sugestiva secretária do General Dureza, sempre representada com um vestido preto ou vermelho. É o objeto de desejo de soldados e oficiais dentro do quartel, mas também é a típica "loira burra", bem menos competente que sua colega Blips.

***Soldado Blips (Miss Blips)***
É a competente secretária militar do General Dureza, sempre desprezada por não ter os atributos físicos de Srta. Tetê.

***Capelão (Chaplain Staneglass)***
Sempre com um bom conselho aos militares.

***Bunny***
A namorada do Zero, raramente vista na tirinha.







***Júlio (Julius)***
Chofer gordinho do General Dureza, conhecido como o "queridinho da mamãe".

***Cabo Ky (Corporal Yo)***Introduzido em 1990, é o primeiro oriental desta tirinha.

***Dr. Esculápio***
Médico do quartel, meio amalucado.

***Dr. Bonkus***
O psicólogo do quartel.

***Sargento Louise Lorota (Sgt. Louise Lugg)***
Introduzida na tirinha em 1986, ela quer ser a namorada do Sargento Tainha.

***Bella***
A gata de estimação da Louise.

***Chip Gizmo***
O especialista em informática que foi introduzido na tirinha em 2002, através de um concurso veiculado na mídia impressa norte-americana, que foi patrocinado pela Dell Computer Corp.

***Sr. e Sra. Bailey (Mr. and Mrs. Bailey)***
Os pais do Zero.

***Chiquinho (Chigger)***
O irmão caçula do Zero.

***Walter***
O milico frouxo.



Veja agora dois episódios:

Recruta Zero - Quartel Invisível 


Recruta Zero - Recompensa Do Herói 

Nenhum comentário:

Postar um comentário