terça-feira, março 29, 2011

I'm Scatmaaan!


Ski Ba Bop Ba Dop Bop, Ba Bop Ba Dop Bop ♪♫

Olá sacoleiros!
Hoje vamos falar um pouquinho sobre John Paul Larkin, mais conhecido como Scatman John.


Esta figura atípica da música internacional, nasceu no dia 13 de março, de 1942, em El Monte, California (California, here we come!♪♫ || Lembrei de The O.C. =B). Desde que começou a falar sofria de uma grave gagueira. Aos 12 anos ele começou a aprender a tocar piano e foi apresentado a arte do Scat Singing aos 14 (Scat a técnica de canto que consiste em se cantar tanto sem palavras, quanto com palavras sem sentido, como se imitasse instrumentos músicais ex.: "Para pa dum tum da", como usado por cantores de jazz || Viu só?! Doug também é cultura! XD), através de gravações de Ella Fitzgerald e Louis Armstrong. O piano acabou se tornando um meio de expressão artística para John, que o utilizava como forma de comunicação, como ele mesmo afirmou em entrevista: "eu escondi-me atrás do piano porque tinha medo de falar".
Tornou-se um pianista de jazz profissional nos anos 70 e 80, tocando em clubes de jazz em Los Angeles.  Em 1986 ele lançou o álbum auto-intitulado John Larkin, ele dizia ter "centenas deles no armário em casa". Por volta desta época o alcoolismo e o vício em drogas também estavam começando a tomar conta de sua vida. Quando o seu parceiro musical e amigo Joe Farrell, que também tinha problemas com drogas, morreu em 1986, Larkin decidiu mudar seus hábitos.
Em 1990 ele mudou-se para Berlim, na Alemanha, a fim de prosseguir com sua carreira. Com apreço em relação a cultura do jazz da cidade, ele continuou tocando como pianista de jazz em navios de cruzeiro e em bares e clubes pela Alemanha. Assim teve a decisão de adicionar canções a seus atos pela primeira vez, inspirado pela ovação que recebia por sua execução da música "On the Sunny Side of the Street" no final de uma apresentação instrumental. Naquela época, seu agente Manfred Zähringer, da Iceberg Records na Dinamarca, sugeriu que ele combinasse seu scat singing com a moderna techno music e sons do hip hop. 
John estava assustado, principalmente com que seus ouvintes percebessem o fato dele ser gago, então , sua esposa Judy sugeriu que ele falasse diretamente sobre isso em sua música. Trabalhando com os produtores de dance music Ingo Kays e Tony Catania, ele gravou seu primeiro single, "Scatman (Ski-Ba-Bop-Ba-Dop-Bop)", um canção que pretendia inspirar crianças que gaguejavam a superar essa adversidade. Ele adotou o novo nome e a personalidade Scatman John.
Em 1995, com 52 anos, ele tornou-se uma estrela mundial. As vendas de seu single de estréia foram fracas de início, mas sua música gradativamente chegava a grandes proporções, alcançando o primeiro lugar em praticamente cada país em que foi lançado e vendeu mais de seis milhões de cópias no mundo todo. "Scatman (Ski-Ba-Bop-Ba-Dop-Bop)" de Scatman John ainda permanece como seu maior sucesso de vendas e sua canção mais conhecida até hoje, tendo ela ficado por muitas semanas no "Top 10" do Reino Unido. Ele seguiu depois com a canção "Scatman's World", entrando no décimo lugar na lista de melhores singles no Reino Unido; a música alcançou menor sucesso que sua canção mais notável, porém vendeu um milhão de cópias e alcançou bons lugares nas listas de hits da Europa.
Seguindo o sucesso de seus dois singles, ele lançou seu álbum de estréia, também chamado Scatman's World. O álbum vendeu um milhão de cópias. Ele começou a promover seu álbum com uma turnê de shows pela Europa e Ásia. "Em uma apresentação que fiz na Espanha, as crianças gritaram por cinco minutos seguidos e não pude começar a canção", disse na ocasião. Enquanto realizava entrevistas promocionais para o álbum, ele tornava-se tão eloqüente que um jornalista notou que nunca tinha ouvido Larkin gaguejar, e perguntou se ele simplesmente estava usando a comunidade gaga "como propaganda para seguir sua carreira". Ele ficou chocado em encontrar-se pela primeira vez envergonhado de sua "fluência" em vez de sua gagueira.
O segundo álbum de Scatman John, Everybody Jam!, foi lançado em 1996. Embora longe do sucesso a nível internacional como em sua estréia, o álbum e seu single chegaram ao Japão, tendo no país um enorme sucesso, numa escala maior que em qualquer outro lugar do mundo. Ele era tão popular lá que lojas de brinquedos japonesas vendiam bonecos com sua aparência e ele apareceu em cartões telefônicos e latas de Coca-cola. A versão japonesa de Everybody Jam! incluía um total de cinco faixas bônus, com singles como "Su Su Su Super Kirei" e "Pripri Scat", que foram encomendadas por empresas japonesas para comerciais de cosméticos e pudins, respectivamente. A franquia de Ultraman também entrou na mania Scatman, lançando um single intitulado "Scatultraman", com a arte da capa onde os personagens de Ultraman aparecem com chapéus e bigodes.
Em 1999, ele lançou seu terceiro e último álbum como Scatman John, Take Your Time. Logo em seguida revelou que estava lutando contra problemas de saúde desde 1998. Ele continuou seu trabalho com a divulgação do álbum até que lhe foi aconselhado que descansasse mais, pois a sobrecarga de trabalho o prejudicaria. Posteriormente ele foi diagnosticado com câncer de pulmão e num breve período de tempo entrou em tratamento intensivo. Apesar disso ele manteve uma atitude e pensamentos positivos, declarando que: "O que Deus quiser, está bom para mim... Eu tive o melhor da vida. Eu provei da beleza."
Infelizmente Scatman John  morreu em sua casa, em Los Angeles, no dia 3 de dezembro de 1999, às 18:30, horário da Califórnia, dando fim a sua carreira de sucesso, mas deixando um legado de superação para muitas gerações.


Abaixo deixo as três músicas:
Scatman (Ski Ba Bop Ba Dop Bop)


 Scatman's World

Everybody Jam!

Até a próxima pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário