sábado, fevereiro 19, 2011

The Beatles


She loves you, yeah, yeah, yeah!♪♫

Olá seres humanos!

Vamos falar de música, aliás, quando eu penso em música, eu penso em rock e, pensando em rock, eu SEMPRE lembro dos Beatles, o quarteto de Liverpool que mudou a história da musica mundial.

Mas como tudo começou?!

***O Começo***
Tudo começou na cidade de Liverpool, na Inglaterra, onde nasceram todos os integrantes do grupo. No final do década de 50, John Lennon, que já havia montado uma banda com colegas de escola (The Quarrymen), convidou Paul McCartney para integrar-se ao grupo. Alguns anos depois, Paul McCartney chamou seu amigo de escola e guitarrista, George Harrison, enquanto que John chamou seu amigo Stu Sutcliffe para tocar baixo. Em 1960 Pete Best assumiu o cargo de baterista. Em 1961 a formação era John Lennon, George Harrison, Paul McCartney, Pete Best e Stuart Sutcliffe (que morreu de hemorragia cerebral em 10 de abril de 1961, em Hamburgo, na Alemanha).  Com a formação John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Star, que subistituiu Pete Best em agosto de 1962,  o grupo gravou o single Love Me Do, lançado em outubro de 1962, pela Parlephone (EMI).
Brian Epstein, o empresário do grupo, foi quem havia descoberto o grupo, um ano antes, vendo-os tocar num pub chamado The Cavern Club.

***O Nome do Grupo***
O grupo The Beatles, que foi um dos maiores fenômenos da música popular mundial, antes de se chamar The Beatles, nome que faz um trocadilho com beetle (besouro) e beat (que significa batida ou compasso ritmado), o grupo se chamou Johnny and the Moondogs, The Silver Beetles, The Silver Beats, The Silver Beatles e Beat Brothers. O nome Beat Brothers foi usado na turnê na Alemanha, quando gravaram com Tony Sheridan o compacto My Bonnie.



***O Estilo de Cabelo***
Até 1961 todos os integrantes dos Beatles, como era usual na época, usavam o cabelo penteado para trás (estilo James Dean). Na turnê em Hamburgo (Alemanha), ainda em 1961, Stuart Sutcliffe conheceu Astrid Kirchherr, uma alemâ, artista e fotógrafa. Nessa época, os Beatles eram cinco: Paul McCartney, John Lennon, Stuart Sutcliffe, George Harrison e Pete Best. Astrid mudou o estilo de vestir de Stuart Sutclife (Stu como era chamado), e deu-lhe um novo estilo de cabelo, penteado para frente. Gradualmente os outros Beatles (com exceção de Pete Best) aderiram ao estilo. Mas, apaixonado por Astrid, Stu deixou o grupo e permaneceu em Hamburgo.  E foi assim, de forma casual, que o estilo de cabelo mais famoso do planeta foi criado.
 
***A Beatlemania***
Enormes vendagens de discos, várias viagens de sucesso feitas aos EUA e o arrebatador sucesso de filmes como A Hard Day's Night ( Os Reis do Iê, Iê, Iê) fizeram surgir o termo Beatlemania, que significava o fenômeno de popularidade do grupo de Rock dos 4 rapazes de Liverpool ou, como também são conhecidos, The Fab Four. (Essa época é marcada pelas fãs estéricas gritanto mais alto que a músicas dos Beatles, nos shows kkk')


***O Fim***
Existem várias teorias sobre o fim da banda, mas as principais são:

Morte de Epstein: Brian Epstein foi indiscutivelmente o homem mais influente no lançamento e na promoção da popularidade do grupo no mundo inteiro. Por ser o empresário da banda, ele pôde manter o grupo reunido e mediar determinados conflitos que o quarteto viesse a desenvolver entre si, mantendo-se na postura de ser a última palavra, a última decisão. Quando morreu em 1967, deixou um vazio na banda. McCartney provavelmente sentiu a situação precária e procurou iniciar projetos que estimulassem a banda. Em última instância, a discórdia sobre liderança gerencial seria um dos fatores precipitantes para a banda se dissolver.
Dificuldade em colaboração: De uma forma ou de outra, após o grupo parar de excursionar, cada um dos integrantes começaram a seguir comportamentos autônomos: enquanto McCartney via interesse no estilo pop e nas tendências da Grã-Bretanha e dos EUA, Lennon tendia à música introspectiva e experimental, enquanto que Harrison, por sua vez, estava cada vez mais entusiasmado com a música indiana. Por conseguinte, Paul começou a assumir o papel de líder dos projetos artísticos dos Beatles. Além de cada membro ter começado a desenvolver uma agenda cujos eventos exigiam cada vez mais individualidade – o que acabou comprometendo o grau de entusiasmo em conjunto – outro fator que contribuiu para a fragilidade da banda foi a evidente falta de acordo já existente na época de produção do "Álbum Branco".
Yoko Ono: Lennon estava em um frágil estado de espírito após o regresso da banda a partir de suas estadias na Índia, no início de 1968. Ficou ressentido e desiludido com o fato do Maharishi não ter preenchido suas expectativas. Ele começou a desenvolver um imenso interesse numa artista nipo-americana, Yoko Ono, que reuniu o músico britânico em uma de suas exposições em 1966. (Yoko é do mal, não gosto dela, tipo... é como se ela fosse o Darth Vader dos Beatles! kkkkk')
Tiveram uma relação platônica até a primavera de 1968. Enquanto a esposa de Lennon, Cynthia Powell, estava de férias, ele e Yoko lançaram uma fita que mais tarde seria lançada como a famosa "Unfinished Music No.1: Two Virgins"que causou controvérsia por apresentar o casal nu, de frente e de costas, na capa e contracapa, Cynthia Powell pediu o divórcio no mesmo ano, alegando adultério. Até esse momento, os dois não estavam completamente entretidos entre si, pois o acordo da banda era que suas namoradas ou esposas não interferissem nos estúdios. Contudo, como a produção artística de Lennon cresceu sob influência de Yoko Ono, cada vez mais ele quis que ela entrasse nos processos de produção dos Beatles e, consecutivamente, ela passou a frequentar os estúdios de gravação. Frequentemente, Yoko não comentava nem dava sugestões no estúdio de gravação, o que parece ter aumentado as confusões entre ela e os três companheiros de Lennon. Ela é acusada por muitos fãs de ter "dividido os Beatles", enquanto que outros argumentam que a sua presença não era nenhum problema, e que os Beatles realmente se separaram pelas outras razões.




Como os Beatles tem muitas músicas, uma melhor que a outras, fica difícil colocar todas aqui, mas eu escolhi quatro, que são as minhas favoritas. *-----------------------*


The Beatles - In My Life


The Beatles - A Day In The Life

The Beatles - Strawberry Fields Forever

The Beatles - Get Back


Até a próxima!

4 comentários:

  1. A melhor postagem desse lugar infestado de coisinhas legais... Amei ♥

    ResponderExcluir
  2. Amei,ouvir Beatles nunca é demais. (P.S.: Eles eram muito lindo de franjinha)=D

    ResponderExcluir
  3. The Beatles é simplesmente perfeito! Aprendi a gostar deles com o meu amor, ele me apresentou-os e desde então não paro de ouvir. As músicas que mais me marcam são And i love her, Something, In my life, Anna e No more lonely nights do Paul co os Wings, mas não deixa de ser de um Beatle. Sou uma Beatlemaníaca assumida e com orgulho. muito perfeito mesmo!

    ResponderExcluir